sábado, 25 de janeiro de 2014

As Camadas Da Pele

Nossa pele é formada por camadas e subcamadas sobrepostas em um sistema complexo de nervos, vasos e células:

1- Epiderme:

É a camada mais profunda da pele. É um epitélio estratificado pavimentoso composto por suas células específicas (  melanócitos, células de langehans e células de merkel ).

A Epiderme subdivide-se em 5 camadas. São elas:

a) - Camada Basal: Pode-se chamar também de camada germinativa. Ela origina as demais camadas da epiderme através de progressiva diferenciação celular. O tempo de maturação ou diferenciação celular se da em torno de 15 a 30 dias. É composta por quatro tipos de células: Células basais,  melanócitos,  células de langerhans e discos de merckel.

  • Células Basais: Possui formato cilíndrico e são compostas pelas queratinas K5 e K14.
  • São unidas entre si pelos demossomos ( estruturas de adesão que dão suporte aos epitélios) e unidas pelas lâminas basais e pelos hemidemossomos.
  • A lâmina basal é constituinte da zona da membrana basal a qual é uma estrutura complexa que tem como funções ser responsável pela aderência dermo-epidérmica, suporte mecânico e função de barreira. 
  •  Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, tem configuração dendrítica ( ramificada) e se relacionam com os queratinócitos adjacentes, transferindo a eles os melanossomos ( órgãos especializados dos melanócitos responsáveis pela produção e armazenamento de melanina ). 


  • O número de melanócitos não varia entre as raças, portanto as diferenças raciais de  pigmentação da pele são obtidas através de sua capacidade funcional.
  • A principal função da melanina é proteger a pele contra os radiações ultravioletas do sol através da absorção e difusão da energia radiante.

b) - Camada espinhosa: É formada pelas células escamosas as quais tem a configuração poliédrica achatando-se progressivamente até a superficie.
  • São células unidas por demossomos.
  • Compostas pelas queratinas k1 e k10
  • Células ligadas entre si pelos demossomos
c) - Camada Granulosa: è formada pelas células granulosas que contém grânulos de queratohialina ( contém proteínas e suas funções são:
  • Impermeabilidade à água
  • Impede a perda de água e a desidratação do organismo.
d) - Camada lúcida: é uma camada muito fina e transparente somente presente na palma das mãos e planta dos pés.

e) - Camada córnea: é a camada mais superficial da epiderme. Apresenta células anucleadas envolvidas no cimento lipídico intercelular. A principal célula encontrada nesta região são os queratinócitos e a principal função desta camada é a função de barreira ajudando a impedir a entrada de substâncias nocivas à pele.


2 - Derme:

É a camada mais densa e formada por tecido conjuntivo e sustenta a epiderme. na Derme encontramos fibras, glândulas, pêlos, músculos, vasos sanguíneos e inervações.
A derme se apresenta como uma rede de fibras colágenas elásticas entrelaçadas entre si e preenchidas por material amorfo. Possui elementos celulares como células de langerhans, fibroblastos e mastócitos. 

A derme é formada por duas camadas:

a) - Derme papilar: Dá origem às papilas dérmicas que ajudam na aderência com a camada basal da epiderme. Possui fibras de colágeno o que ajuda na sustentação além de facilitar a nutrição das células epidérmicas pelos vasos sanguineos presentes na derme reticular.

b) Derme Reticular: camada mais profunda da derme onde estão localizados os vasos sanguíneos, nervos, folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas.

- Temos também o tecido subcutâneo chamado hipoderme. Mas sabemos que este tecido não é a terceira camada da pele e sim o tecido gorduroso formado por lipócitos que se localiza abaixo da derme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário