segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Tipos De Drenagem Linfática


Já sabemos que a drenagem linfática é uma técnica que atua na melhora do funcionamento do sistema linfático.  Sendo sua principal função eliminar toxinas e líquidos que se encontram em excesso no corpo. A técnica possui várias maneiras de ser executada. Então hoje vou falar um pouco sobre os vários tipos de aplicações da drenagem:
- Drenagem linfática manual: É uma das técnicas mais conhecidas e mais aplicadas. Consiste no bombeamento manual dos linfonodos que chamamos de evacuação dos linfonodos seguido de uma massagem manual onde o terapeuta " empurra " a linfa em direção aos linfonodos sempre de proximal para distal. Existem várias técnicas entre elas a mais utilizada é a técnica Vodder. Esta técnica foi criada pelo Dr. Emil Vodder , fisioterapeuta Dinamarquês que expôs seu primeiro trabalho na frança em 1936. Outros métodos que foram criados após a técnica Vodder também são utilizados por muitos terapeutas como a técnica Ganância, Leduc, Foldi e Godoy. No método Ganância as manobras são executadas com movimentos de pressão e alongamento. Alain Ganância Preconiza que é necessário primeiro favorecer a reabsorção do líquido intersticial e as sobrecargas líquidas para que a drenagem seja eficiente. Já o método leduc é baseado no trajeto dos coletores linfáticos e linfonodos utilizando duas manobras: captação e demanda. No método Foldi a drenagem é acompanhada de enfaixamento compressivo com resultados bastante expressivos. Por último o método Godoy são utilizados além das mãos objetos como roletes como mecanismos de drenagem.

- Drenagem linfática mecânica: Na drenagem mecânica são utilizados aparelhos e equipamentos com o mesmo objetivo da drenagem manual. São eles:

-  Pressoterapia Pneumática : 



  •  Intermitente: utilizado para a melhora do retorno venoso nos membros inferiores. trata-se de um aparelho que é acoplado a mangueiras pneumáticas infláveis.
  • Sequencial: O compressor infla vários alvéolos colocados um ao lado do outro.
- Vacuoterapia: 

Técnica que caracteriza-se pela aplicação de uma pressão negativa sobre a pele por meio de uma ventosa. Este tratamento é muito utilizado em casos de aderências.

- Drenagem Linfática sequencial:
 Utiliza um aparelho que atua na estimulação elétrica sequencial. Os estímulos elétricos atuam drenando e transportando a linfa para os linfonodos.

Drenagem Linfática Reversa: 
É o tipo de drenagem que é aplicada em tecidos que foram lesionados e tiveram sua rede linfática seccionada por uma intervenção cirúrgica. É muito utilizada em pós operatórios de cirurgias plásticas.











http://picasion.comby Kátia Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário