Argila na natureza
As argilas são um presente da natureza para o homem, desde a Antiguidade são utilizadas como máscaras e cataplasmas para fins estéticos, elas são retiradas de montanhas, planicies, fundos de rios e mares. Temos a nossa disposição para tratamentos estéticos faciais e corporais uma infinidade delas : branca, amarela, roxa, vermelha, verde, rosa, negra, etc. Podem ser encontradas em pó “in natura” ou já prontas para uso. Deve-se cuidar para que sejam argilas de procedência conhecida e já tenham passado por uma purificação prévia a fim de se eliminar as bactérias e elementos nocivos que poderão causar alergias e infecções. A argila tem uma caracteristica “inteligente” , ou seja, em contato com a pele ela transfere para esta, substâncias nutritivas e equilibrantes onde e na quantidade que a pele necessita.
A sua cor e textura indicam uma concentração maior ou menor de determinadas substâncias, portanto, dá para se concluir, que os principios ativos que compõem uma argila em particular é que determinarão a maior eficácia de uma ou outra nos diversos tratamentos estéticos : acne, flacidez, clareamento, revitalização, hidratação, gordura localizada, ou até mesmo complementando uma massagem anti-stress.
As argilas são riquissimas em substâncias conhecidas como OLIGOELEMENTOS,presentes no corpo humano em quantidades ínfimas (adulto = 100 mg do peso total), mas os quais o organismo não sintetiza, são obtidas apenas através da alimentação e dos cosméticos.
OLIGOELEMENTOS :
1) São indispensáveis ao funcionamento harmonioso da pele, fornecendo vitalidade e beleza, a diminuição de sua quantidade leva à desidratação e ao envelhecimento. Ideais para revitalização mineral da face e do corpo.
2) Potencializam o efeito de qualquer outro ativo que estiver presente em sua formulação, sem que qualquer substância seja modificada – no caso de cosméticos já preparados.
AÇÃO DOS DIFERENTES OLIGOELEMENTOS NA PELE :
Sódio e Potássio = hidratação
Cálcio e Magnésio = firmeza
Zinco = cicatrização (inibe a enzima 5 alfa redutase )
Aluminio = cicatrização e firmeza
Silicio = reconstituição de tecidos, hidratação
Selênio = anti-oxidante (também para peles acneicas)
Mangenês e Cobre = tonificação
Litio = metabolismo da água (celulite)
Ferro = energia e oxigênio para as celulas
Cobre e Enxofre = anti-inflamatório
Molibdênio = lipolitico
OLIGOELEMENTOS NAS DIFERENTES ARGILAS :
Argila Branca : rica em silicio orgânico ( papel fundamental na formação do tecido conjuntivo e na hidratação da pele) e aluminio (firma o tônus). Esta argila é a mais clareadora de todas, tem a capacidade de absorver a melanina da superficie cutânea. Ideal para peles envelhecidas, ressecadas e manchadas. Clareamento de virilhas e axilas.
Argila Verde : (montemolinorita de origem francesa – é a melhor) , rica em ferro,manganês, cobre e selênio. Especial para retirar toxinas e oleosidade excessiva em peles acneicas e seborreicas. Em peles acneicas é secativa, emoliente, cicatrizante, bactericida e combate edemas (inchaços). Vale citar aqui um estudo “in vivo” realizado pelo dermatologista Dr. Kligman nos Estados Unidos : Ele mediu a quantidade de bactérias existentes em uma determinada região de uma pele com acne inflamatória, à seguir aplicou um cataplasma de argila verde diluido em água e deixou por 10 minutos. O resultado foi surpreendente, de 148 bactérias por cm2 passou a apresentar 33 por cm2, ou seja, uma redução de 77% apenas com a utilização da Argila Verde.
Argila Vermelha : rica em cobre (o cobre, assim como a vit.C está diretamente envolvido na formação da elastina) e ferro (cor vermelha -ativa a circulação, é um nutritivo energético), traz vitalidade, é uma argila quente, produz calor. Pode ser usada em forma de máscaras ou como esfoliantes. É lipolitica, reduz o nivel de gordura no interior dos tecidos, ideal para tratamentos corporais de redução de medidas associada com flacidez, principalmente na região do abdomen. Na face deve ser usada em peles envelhecidas, espessas, rústicas, induz a renovação celular, reduz rugas e marcas de expressão.
Argila Amarela : rica silicio orgânico epotássio, pode ser aplicada mais diluida em movimentos de esfoliação , promove a renovação celular, melhora a circulação sanguinea, tem ações purificantes e remineralizantes. O potássio participa de diversas reações metabólicas, principalmente aquelas que envolvem processos de cicatrização e regeneração da pele. Pode ser utilizada também em forma de máscara facial ou corporal, a grande concentração de silicio orgânico e potássiofaz dessa argila uma das mais adequadas para peles em que se busca a reconstituição tecidual, ou seja, peles maduras, na menopausa, desidratadas, de fumantes, flácidas e sensiveis.
Argila Roxa : o primeiro mineral a se esgotar em uma pele estressada é o magnésio. O efeito do estresse induz a formação de rugas, a musculatura tensa acentua os sinais, a pele ressecada envelhece rapidamente. A reposição de magnésio, é a melhor forma de proteger a pele destes efeitos negativos , atua na hidratação e na síntese das fibras de colágeno, na produção de ATP (como a coenzima Q10). Ideal para aplicação em regiões tensas do rosto e do corpo. A combinação desta argila com a água thermal de lavanda forma a mascara perfeita no tratamento e proteção contra o estresse do dia a dia.
Argila Negra : retirada de fundo de rios e lagos, possui composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos como aluminio, calcio, ferro, molibdênio, zinco e silicioorgânico – estimulante, anti-toxica, nutriente, redutora. É riquissima em elementos nitrogenados, os quais promovem uma hiperemia intensa. Argila ideal para ser usada em tratamentos corporais de celulite, gordura localizada, estrias, hidratação.
Todas as argilas possuem um mix diferenciado de oligoelementos, mas de acordo com o descrito acima vemos que cada uma atua de uma maneira mais efetiva em determinado tratamento. Por exemplo, em tratamentos corporais utilizando a Argila Negra você terá um resultado melhor do que com qualquer outra, em tratamento do acne, a Argila Verde é a mais eficiente, portanto busquem sempre o diferencial e estejam atentas, o resultado final sempre reflete o cuidado da esteticista em buscar o melhor para sua cliente.
Dicas :
Substituir a água filtrada ou destilada na diluição da argila em pó por água termal, potencializa a ação da argila.
As Argilas Vermelhas e Amarelas podem ser utilizadas como esfoliantes. Realize a esfoliação com as mãos e deixe a argila descansar sobre a pele por 10 minutos. Retire com água filtrada ou água termal.
Rendimentos : uso por máscara facial – 3 gr, uso por máscara abdominal ou membros inferiores – 10 gr, uso por corpo inteiro – 20 a 25 gr.
Autora: Rosana ( Apparenza )
Nenhum comentário:
Postar um comentário