quarta-feira, 23 de julho de 2014

Síndrome da disformia corporal - parte 2



FLACIDEZ MUSCULAR(HIPOTONIA MUSCULAR)

O panículo adiposo tem por suporte a estrutura muscular. Quando a musculatura perde tonicidade o músculo perde espessura e aumenta o seu comprimento e o panículo adiposo ali fixado apresenta-se na superfície cutânea com ondulações. Estas ondulações diferem das ondulações provocadas pela hipotonia cutânea, pois se apresentam na forma de ptose. Para tracionar o tecido e fazer desaparecer essas ondulações, temos de tracionar camadas musculares do tecido.

As causas mais freqüentes da hipotonia muscular são:
a) Falta de atividade física

b) Postura incorreta

A falta de atividade física regular faz com que a musculatura perca tônus e espessura principalmente em idades mais avançadas. A postura incorreta pode determinar hipotonia muscular localizada por sobrecarregar alguns grupos musculares e relaxar outros.

É muito freqüente observarmos mulheres com hipotonia glútea e hipertrofia de quadríceps, pois caminham com o quadril avançado transferindo seu equilíbrio para quadríceps e musculatura lombar apresentando lordose acentuada. Normalmente essas mulheres não têm estabilidade de quadril e caminham “rebolando”.

Este é um andar típico das modelos por ser considerado sensual. Essa postura produz progressivamente uma hipotonia glútea podendo até fazer aparecer um falso culote, é chamado de falso culote, pois não se trata de uma lipodistrofia, que seria o culote verdadeiro. A musculatura glútea perde volume e fica com uma aparência disforme e irregular. Essa irregularidade produzida pela hipotonia muscular muitas vezes é confundida com celulite.

TRATAMENTO COM TERAPIAS COMBINADAS PARA SDC

Existem vários tratamentos disponíveis e oferecidos para a correção das alterações estéticas corporais. Carboxiterapia, Indermologia,Estimulação Russa, Ultrassom, Criothermólise e Eletroporação.

Como as alterações da Síndrome de Desarmonia Corporal são diversas, devemos realizar tratamentos combinados onde as técnicas e recursos são utilizados ao mesmo tempo para potencializar os resultados.

O tratamento da Síndrome de Deismorfia Corporal (Gordura, Celulite e Flacidez) pode ser dividido em duas partes: a que depende do cliente e a que depende do profissional.

A- O que depende do cliente
O que depende do cliente é importante e é o mais difícil, porque se uma pessoa quiser mudar o seu contorno corporal deve mudar também os seus hábitos.

B- O que depende do profissional
O Programa de Tratamento da Síndrome de Dismorfia Corporal prevê o tratamento global e personalizado.

O tratamento é baseado em quatro fases:
Na fase 1 é realizada uma avaliação e diagnóstico diferenciado;

Na fase 2, é dada uma ampla orientação incluindo reeducação alimentar, esclarecimentos sobre todos os tratamentos e é estabelecido um programa de tratamento personalizado e o prognóstico para cada caso;

Na fase 3 são realizados os tratamentos, mais modernos, com terapias combinadas;

Na fase 4 é realizada a manutenção, porque os resultados, têm que ser mantidos.

A Dismorfia Corporal depende da quantidade e da localização da gordura, do estágio da celulite e da flacidez muscular, que sempre aparecem associadas.

TERAPIAS COMBINADAS

O objetivo da técnica é utilizar técnicas associadas e combinadas para aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar o metabolismo local favorecendo a melhora da Celulite e auxiliando na queima de gordura.

Isso torna os resultados mais rápidos e mais eficazes. A ação da Indermologia Ultrassônica com as correntes biodinâmicas, acelera os resultados em até 50% garantindo a melhora da Celulite e uma perda de gordura local altamente satisfatória.

O Ultrassom utilizado tem a freqüência de 3MHz, faz uma micro-massagem celular provocando amolecimento do tecido, vasodilatação e aumento de fluxo sanguíneo, acelerando o metabolismo para queima de gordura. A Indermologia restabelece o equilíbrio hídrico e elimina toxinas do corpo.

Ela aumenta a circulação sanguínea por meio da sucção, aumenta a oxigenação das células com a pressão exercida, ativando o metabolismo e favorecendo a drenagem linfática.

Além disso, a Indermologia massageia os tecidos, promovendo uma maior tonificação e estimulando a produção de colágeno. A Iontoforese favorece a penetração de fármacos lipolíticos e veno-linfáticos, ativa a circulação sanguínea e linfática, potencializa a hidratação.

As microcorrentes, favorecem a tonificação e cicatrização da pele. Esse processo reestabelece a bioeletricidade das células, aumentando o estado vibratório da membrana celular, facilitando o transporte ativo de aminoácidos, síntese de proteínas e a mobilização de líquidos para o sistema linfático.



Autora: Estela Cardoso ( Advice )

Nenhum comentário:

Postar um comentário