segunda-feira, 14 de julho de 2014

As incríveis mudanças que acontecem com a sua pele com o passar dos anos

Com o passar do tempo a pele deixa de apresentar determinadas características como firmeza e maciez. Isso ocorre por causa das mudanças hormonais que acontecem com o passar dos anos e também por alguns hábitos nocivos como fatores extrínsecos por exemplo excesso de sol sem proteção e por fatores intrÍnsecos como alimentação desrregrada, consumo de álcool e tabaco.
A pele passa por transformações ao longo da vida e isso é inevitável, com o tempo as células vão envelhecendo , tem também a ação dos radicais livres e tudo o que fizemos de nocivo ou de saudável irá contabilizar contra ou à favor da saúde e aparência da pele.
Veja o que acontece ao longo do tempo:
Na primeira infância: A pele do bebê é suave e delicada. Sua espessura ainda é fina se deve à pouca condensação do colágeno. É livre de manchas e pintas devido à baixa produção de melanina e a falta de exposição ao sol. É uma pele considerada normal. 


Na adolecência: Este período é marcado pelas alterações hormonais severas que ocorrem no organismo deixando suas marcas também na pele. Desequilibrio das glândulas na produção de sebo é uma das causas para o aparecimento da tão temida acne juvenil. A produção exacerbada de sebo provocada pelo aumento do hormônio andrógeno típico desta fase da vida acaba dilatando muito os poros e acomentendo a pele ás terríveis espinhas que podem deixar marcas para o resto da vida. Nesta fase os cuidados com a higienização da pele e produtos leves , sem óleo e à base de substâncias secativas, antissépticas e adstringentes podem ajudar na prevenção e recuperação da pele.
- Aos 20 anos: A pele está firme e brilhante devido a alta produção de colágeno e elastina garante sustentação e tônus . Os hormônios da fase anterior agora já estão equilibrados. Em condições normais a pele já não apresenta mais sinais de acne. A textura macia e brilhante desta fase se deve ao perfeito equilíbrio das glândulas sebáceas e sudoríparas que trabalham em hamonia na produção de sebo e suor. Isso garante a hidratação natural da pele.

 Aos 30 anos: Nesta fase da vida já começam aparecer os primeiros sinais de envelhecimento. A produção de colágeno decresce em trono de 1% ao ano. Pequenas linhas e rugas começam a se formar na testa e ao redor dos olhos. Para quem tem tendência à manchas é nesta fase que elas começam a surgir e para quem se expôs muito ao sol agora seu efeito acumulativo começa aparecer através de melanoses actínicas ( pequenas pintas acastanhadas semelhantes à sardas ). As glândulas sebáceas e sudoríparas começam a diminuir a produção de sebo e água o que deixa a pele com tendência à desidratação. Nesta fase a utilização de cosméticos ricos em substâncias conhecidas como anti age devem ser utilizados diariamente e uma alimentação à base de vitamina c que é antioxidante diminuindo a reação dos radicais livres e aumentando a imunidade da pele, vitamina E , DMAE, argilerine, ácido retinóico são boas opções.

Aos 40 anos: À partir desta idade os efeitos do envelhecimento ficam mais evidentes . A espessura da pele diminui devido a queda na produção de colágeno e com isso o tônus também diminui provocando flacidez, as rugas iniciais agora se tornam mais profundas e ainda é muito comum aparecer as melanoses senis o que muitos chamam de manchas senis. É nesta fase também que ocorrem as principais mudanças hormonais na vida da mulher. O corpo abaixa a produção de estrógeno e é quando o organismo está se preparando para chegar ao climatério. 

Aos 50 anos: Desta fase em diante os sinais de envelhecimento cutâneos se tornam cada vez mais profundos. Todo o processo que se iniciou aos 40 agora se tornam bem mais severos. As rugas ficam bem profundas, as bochechas caem evidenciando a pitose muscular, os vincos ao redor dos lábios ficam evidentes ao mecher a boca e a coloração geralmente é modificada se tornando irregular. Nesta fase geralmente a menopausa já chegou e a queda brusca na produção de hormônios reflete na pele. A região de pescoço e colo também sofrem com a flacidez podendo surgir papadas abaixo do queixo e linhas em todo o colo. Os cuidados devem ser mais acentuados coma intenção de reverter um pouco dos sinais e prevenir novas marcas.


O envelhecimento cutâneo é inevitável. Com o passar dos anos todo o organismo sofre modificações. Mas podemos envelhecer bem e manter a pele bonita e saudável. Isso depende dos fatores que relacionei acima como bons hábitos. A influência genética também conta muito mas se sua pele for bem cuidada desde jovem certamente você terá uma pele saudável na maturidade.



Autora: Kátia Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário